domingo, 4 de maio de 2008

Vem, Espírito Santo de Deus!


“(...)Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas(...)” (Credo de Niceia, 325 EC)

Assim professamos a nossa fé no Espírito Santo de Deus que, em Pentecostes, por promessa do Filho, desceu sobre os apóstolos para que, pelos séculos fora, o Amor divino se revelasse por palavras e actos, em sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, na máxima disponibilidade de cada um em favor de si mesmo e do seu próximo, superando a tendência para reduzir “o amor para com os irmãos a um vago moralismo ou a uma sentimentalidade epidérmica”, sem frutos.
Não nos basta, pois, limitarmos cegamente o nosso amor à contemplação da pessoa de Cristo, porque, sem o sabermos, ficamos desse modo ameaçados de “atrofia espiritual”.“Com certeza que Jesus é o sentido último da tua existência e só nele encontrarás o teu desabrochar como homem” , diz Jean Lafrance(1977), “mas Cristo não é um fim em si mesmo. Há um cristocentrismo que toca as raias da miopia e te introduz na ilusão, na medida em que te vela a relação com o Pai. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. O seu único objectivo é fazer-te passar deste mundo para o Pai” (ibidem).
O Pai tende para o Filho, que nos foi ofertado, como o Filho tende para o Pai, a quem só Ele conhece, e no-lo-deu a conhecer . Tão intimamente que quem viu o Filho, viu o Pai; quem segue o Filho e o ama, ama n’Ele o Pai.
O desejo de Eternidade, desde sempre presente na humanidade, em todas as culturas, é o desejo irreprimível do encontro com Deus na Sua Totalidade e Plenitude, num abraço universal para onde converge cada ser humano de todos os tempos, que o “pré-sente”, desde a origem, em cada momento da sua curta existência, cada vez que “baixa as guardas” do orgulho e se abre humildemente, abandonando-se a um incompreensível Amor de que tem sede...

Vem pois, Espírito Santo de Deus, e deixa-nos mergulhados em Ti!
Dá-nos a fortaleza necessária para persistirmos de peito aberto a este mistério que nos deixa perplexos, porque foge à lógica... a sabedoria suficiente para aceitarmos esta ignorância, de coração tranquilo...a piedade para, mesmo assim, permanecermos confiantes no Teu Amor, haja o que houver, seja o que fôr e como fôr... e o entendimento bastante para nunca esquecermos que nos deste como irmãos milhões de outros filhos Teus, por quem somos responsáveis, e que cada palavra e cada acto nossos Te anunciam ou Te atraiçoam....
Vem, Espírito de Amor Absoluto, e deixa em nós a inconfundível luz do Teu reflexo...

2 comentários:

Maria-Portugal disse...

Vem!Espírito de Amor e de Paz,de Graça e Consolação,Defensor dos que sofrem as vascas da agonia,Cumpridor das promessas do Pai naqueles que sobram pelas estradas do mundo.

Vem depressa,Espírito Santo de Deus!!

Alma Rebelde disse...

Ele vem,é preciso é preparar o "solo" para O abrigar...
Que Ele encha o teu lar de luz e calor...