segunda-feira, 21 de abril de 2008

"Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!" (Jo 14, 8)



Esta ânsia de Filipe ver o Ser Supremo foi a de todos os homens de todos os tempos. Ainda que invocado sob nomes diferentes, configurado segundo o imaginário das diversas culturas, foi a Ele, ao Criador, à Origem para a qual tudo tende, que sempre buscaram. E ainda assim é. Grande foi e continua a ser a nossa sede de Deus... e a nossa dúvida, a nossa hesitação, a nossa negação até.
Por vezes, nem sequer identificamos com clareza a origem dessa sede, que se instala como um vazio difícil de preencher. O nosso orgulho intelectual impede a aceitação do que a razão não alcança e a física não demonstra.
Por vezes, também, confundimos o Abba de Jesus com as cúpulas da Igreja e o seu percurso; o palavreado com a Palavra; os comportamentos duvidosos com a Atitude sincera de quem procura o Encontro.
Jesus, o carpinteiro pobre e mal calçado que se havia de dar até à exaustão, preso por um sonho a um patíbulo, respondeu a Filipe: “Quem me vê, vê o Pai. Como podes dizer ‘mostra-nos o Pai’? (...) as palavras que vos digo, não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, realiza suas obras”...(Jo 14, 9-10).
A verdadeira cúpula da Igreja de Cristo é Ele mesmo, que sonhou arrebatar-nos consigo para o tão ansiado Encontro; a Palavra certa, aquela que não saiu apenas da sua humanidade, mas da vivência íntima com o Pai, adorado em Espírito; a Atitude perante a existência, aquela que Ele demonstrou e que é revelada pelos comportamentos de quem n’Ele crê: “Se me amais, observareis os meus mandamentos” (Jo 14, 15).
Ele não é o Fim em si mesmo, mas “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo, 14,6), a porta por onde somos convidados a entrar para contemplar o Rosto de Deus - Alfa e Ómega de todas as coisas, Amor Incondicional e sem limites, onde o Homem mergulha e a sede finalmente se sacia.

1 comentário:

Maria-Portugal disse...

Adoradores em espírito e em verdade...
Adorando a Jesus no sacrário ou abdicando da privacidade,da timidez,do gosto pelo silêncio e adorando a Jesus nos doentes de solidão?