sexta-feira, 11 de abril de 2008

Pão nosso, Pai nosso



A notícia já tem alguns meses: A alta do preço do petróleo tem levado os países mais ricos a procurar outras fontes alternativas de energia: o custo do milho, do trigo e da soja, já em Fevereiro tinha triplicado e “no espaço de alguns anos os Estados Unidos destinaram 40 mil toneladas de milho para produção de bioetanol” (27/02/2008, Canal de Notícias do Vírgula, citando o Financial Times).

De então para cá, nada melhorou: em desespero, multidões da América do Sul protestam contra o aumento do custo dos cereais... acima de três dezenas de países estão à beira da fome, sem que as organizações internacionais tenham meios para deter a catástrofe; já se fabrica pão de batata em alguns locais...
No noticiário do pequeno écran, à hora do nosso almoço (que dor visceral...) alguém dizia que se queima o pão dos pobres para alimentar os automóveis dos ricos.

Andamos distraídos, mas aqui mesmo, nesta estrada larga para o mundo, basta pesquisar apenas duas palavras: fome e biocombustível para aceder a um manancial de informação terrível. A fome alastra, como onda programada, que varre dos continentes os mesmos de sempre: os mais pobres, filhos de pobres, pais de crianças famintas...

Pai Nosso, que estás nos céus e nos conheces em tristeza e esperança, santificado seja o Teu Nome em toda a parte.
Puseste em nossas mãos a sorte da Terra, que sangrámos até à exaustão e asfixiamos todos os dias, desrespeitando a Vida. Ainda assim, ajuda-nos a emendar o mal feito, a nunca desistir de trabalhar por um Reino melhor e muito mais justo, para que seja feita a Tua vontade.
Que na mesa da partilha, como “altar do mundo”, o Irmão não encontre apenas a pedra da opressão e a água escassa e inquinada dos desertos, mas o pão e o vinho, fruto da videira e do trabalho do homem, num fraterno e contínuo memorial a Teu Filho.
Perdoa-nos tanta indiferença à governação do mundo, tanta devoção estéril, tanta palavra oca, e renova-nos o desejo de renúncia ao egoísmo, à futilidade e ao supérfluo de cada dia.
Sobretudo, Pai, livra-nos da cobardia, do silêncio cúmplice e da inacção, para que possamos alimentar a Esperança da Renovação, em solidariedade no espantoso assombro de por Ti sermos chamados filhos.

4 comentários:

Alma Rebelde disse...

É triste sim,sem desejar ser mais uma profeta da desgraça,temos que ser realistas e confrontar que o mal está cada vez mais minando a Humanidade.É-se mais feliz vivendo na ignorância.Muitas das vezes no meu dia a dia,comentando digo e continuo a dizer que tenho muita "pena" de quem tem crianças pequenas...o futuro vislumbra-se muito negro.Mas tb cabe a cada um nós alimentar que a esperança vislumbre no horizonte confiando no Pai de todas as misericórdias das misérias que vão sendo cada vez mais avassaladoras deste "lar" emprestado...
Bjs

Ana Loura disse...

Lilita, posso pôr este texto no TeoLugar

Alecrim disse...

... ando mesmo distraída...

ladoalado disse...

Claro, Lua dos Açores, podes pôr o texto onde quiseres...bjnh