quarta-feira, 2 de abril de 2008

Fica connosco



Chegamos a Emaús todos os dias. Não vimos a pé, conversando pensativamente, em tom de desabafo, sobre os nossos desapontamentos e esperanças. Vimos de carro, por entre engarrafamentos e gritos de buzinas, doentes de um mal da alma a que chamam “stress”, que começa quase sem se dar por isso e depois nos consome por inteiro.


Não conversamos pelo caminho porque o ruído é muito, a pressa ainda maior, e tudo o que há para ser dito aparece resumido na voz do locutor de serviço: guerras aqui e além, gente de todas as idades que se agride, rapta, assassina, assalta, atropela, protesta nas ruas... ou apenas a ansiada informação sobre os caprichos do sol ou da chuva.


Nenhum de nós aniquilou no seu íntimo os desapontamentos e as esperanças, simplesmente mal somos capazes de os identificar sem lhes atribuir um preço em euros ou dólares.


No entanto, Senhor, sabemos - porque nos disseram! - que pernoitas algures por aqui, sob telhados discretos de casas encravadas entre milhares de outras, e que te reconheceremos pelo partir do pão, num momento de partilha. E que nada cobras por escutar os nossos desapontamentos, antes nos acalmas; que o Teu pão, que abençoas e partes, não tem preço nem sofre inflação; e que divulgar esta notícia por toda a cidade é acreditar que muitos mais tectos poderão abrigar-te em renovada Esperança.


Nunca te vimos, é certo, nunca te tocámos e às vezes tudo isto nos parece muito estranho, mas decidimos acreditar e sem reservas confiar em Ti...


Pernoita, pois, connosco também, Senhor, que se faz tarde nesta nossa Emaús!

6 comentários:

Maria-Portugal disse...

h Lila
Mas que lindo,que vardadeiro,que sentido!

E a Esperança sempre a despontar por entre as escuridões,porque tem um sinal único...o sinal do Rei

Alecrim disse...

Oh Lila, fazes-me chorar... apenas porque ando a precisar de chorar, e este texto é como um afago...

um irmão. disse...

grato por tão linda e profunda partilha... Deus consigo.... neste Emaús em que vivemos...

Rui Melgão disse...

É preciso trazer a mensagem dos Evangelhos à nossa vida, tirar as poeiras dos séculos e transborda-la no nosso quotidiano. Abençoado o Espirito Santo que habita em ti!

Rui Melgão disse...

Voltei aqui depois de ler o teu comentário no AVATAR só para reforçar o que disse no comentário anterior, por isso é bom fazer comunidade, o caminho para o Pai vai sendo construido nas nossas partilhas... :)

Víctor Sierra disse...

Bela meditação! Paz e bem para toda a Família!